Sobre Fiscalização

Sobre Fiscalização

Criado em Terça, 07 Fevereiro 2012

Entre outras atribuições legais, compete ao Conselho Regional de Enfermagem, de acordo com inciso II, artigo 15 da Lei N° 5905/73, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal. Assim, o Departamento de Fiscalização é o setor responsável pela execução da referida competência.

Enfermeiras Fiscais

Daniela Rossi Bonacasata

Gerente de Fiscalização

Coren-DF 108331-ENF

Juscélia Aguiar de Rezende

Coren-DF  152374-ENF

Lorenna Viana Gonzaga Melo

Coren-DF  200946-ENF

Priscilla Magalhães de Oliveira

Coren-DF 135714-ENF

Sheila Costa Depollo

Coren-DF 338848-ENF

Contatos do Departamento

(61) 2102 - 3782 (Fiscais)

(61) 2102 -3783  (Gerente de Fiscalização)

(61) 2102 – 3785 ou 3784 (Registro de Empresa e Anotação de Responsabilidade Técnica)

1 - O QUE O ENFERMEIRO FISCAL OBSERVA DURANTE FISCALIZAÇÃO?

O fiscal realiza inspeção às dependências da instituição, observando e orientando sobre o cumprimento da legislação pertinente ao exercício profissional, organização do Serviço de Enfermagem e assistência de enfermagem, com intuito de prevenir a ocorrência de infração às legislações que regulam o exercício da Enfermagem.

Interação com os profissionais de enfermagem;

Diagnóstico administrativo do serviço de enfermagem;

Condições gerais de trabalho da enfermagem;

Estrutura física da unidade de saúde;

Regimento Interno;

Manual de Normas e Rotinas;

Educação em Serviço;

Dimensionamento de Pessoal;

Sistematização da Assistência de Enfermagem;

Comissão de Ética de Enfermagem;

Existência e utilização de impressos próprios para o registro de enfermagem;

Anotações de Enfermagem;

Proteção, controle e preparo de medicamentos, imunobiológicos e afins;

Profissionais ilegais;

Estagiários de enfermagem.

A fiscalização poderá ser:

Analítica: análise de documentos;

Operativa: constatação in locu.

Conforme motivação a fiscalização é classificada como:

Rotina = conforme cronograma do DEFIS;

Diligência = ocorre para esclarecimentos de fatos, levantamento de provas ou juntadas aos processos administrativos ou éticos constituídos.

Denúncia = fiscalização ocorre, após recebimento de denúncia de irregularidade na Instituição, conforme cronograma do Departamento.

Ex-ofício = fiscalização solicitada pelo Presidente do Coren-DF, após conhecimento, por meio de quaisquer veículos de comunicação, de fatos que tipifiquem infração às normas legais, éticas, disciplinar e sanitária.

Autos emitidos pelo Departamento de Fiscalização

Relatório de fiscalização;

Relatório de Inspeção;

Notificação Jurídica;

Notificação Administrativa;

Auto de infração;

O fiscal, após fiscalização, deverá acompanhar o prazo das notificações e dar os devidos encaminhamentos, além de exercer sua ação educativa, por meio de reunião com os profissionais de enfermagem dos serviços de saúde.

2 - QUERO SOLICITAR FISCALIZAÇÃO À INSTITUIÇÃO EM QUE TRABALHO. COMO FAÇO?

No site do Coren-DF, há um formulário de denúncia de irregularidades do serviço de enfermagem que pode ser preenchido e encaminhado por profissionais de enfermagem ou qualquer pessoa da sociedade.

Segue abaixo o caminho de acesso:

1- Entrar no site do Coren-DF (http://www.coren-df.org.br/portal/ );

2- No canto superior direito da página acima, no retângulo vertical azul, clicar em DENUNCIE AQUI;

3- Selecione a opção Denunciar irregularidades relacionadas ao serviço de Enfermagem;

4- Preencher todos os itens e enviar.

Observação: as denúncias de irregularidades, após avaliação do Departamento, serão lançadas no cronograma de fiscalização para providências.

Friday the 1st. Joomla 2.5 Templates. Conselho Regional de Enfermagem do DF