Sobre Fiscalização

Sobre Fiscalização

Criado em Terça, 07 Fevereiro 2012

Entre outras atribui√ß√Ķes legais, compete ao Conselho Regional de Enfermagem, de acordo com inciso II, artigo 15 da Lei N¬į 5905/73, disciplinar e fiscalizar o exerc√≠cio profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal. Assim, o Departamento de Fiscaliza√ß√£o √© o setor respons√°vel pela execu√ß√£o da referida compet√™ncia.

Enfermeiras Fiscais

Daniela Rossi Bonacasata

Gerente de Fiscalização

Coren-DF 108331-ENF

Juscélia Aguiar de Rezende

Coren-DF  152374-ENF

Lorenna Viana Gonzaga Melo

Coren-DF  200946-ENF

Priscilla Magalh√£es de Oliveira

Coren-DF 135714-ENF

Sheila Costa Depollo

Coren-DF 338848-ENF

Contatos do Departamento

(61) 2102 - 3782 (Fiscais)

(61) 2102 -3783  (Gerente de Fiscalização)

(61) 2102 ‚Äď 3785 ou 3784 (Registro de Empresa e Anota√ß√£o de Responsabilidade T√©cnica)

1 - O QUE O ENFERMEIRO FISCAL OBSERVA DURANTE FISCALIZAÇÃO?

O fiscal realiza inspe√ß√£o √†s depend√™ncias da institui√ß√£o, observando e orientando sobre o cumprimento da legisla√ß√£o pertinente ao exerc√≠cio profissional, organiza√ß√£o do Servi√ßo de Enfermagem e assist√™ncia de enfermagem, com intuito de prevenir a ocorr√™ncia de infra√ß√£o √†s legisla√ß√Ķes que regulam o exerc√≠cio da Enfermagem.

Interação com os profissionais de enfermagem;

Diagnóstico administrativo do serviço de enfermagem;

Condi√ß√Ķes gerais de trabalho da enfermagem;

Estrutura f√≠sica da unidade de sa√ļde;

Regimento Interno;

Manual de Normas e Rotinas;

Educação em Serviço;

Dimensionamento de Pessoal;

Sistematização da Assistência de Enfermagem;

Comiss√£o de √Čtica de Enfermagem;

Existência e utilização de impressos próprios para o registro de enfermagem;

Anota√ß√Ķes de Enfermagem;

Proteção, controle e preparo de medicamentos, imunobiológicos e afins;

Profissionais ilegais;

Estagi√°rios de enfermagem.

A fiscalização poderá ser:

Analítica: análise de documentos;

Operativa: constatação in locu.

Conforme motivação a fiscalização é classificada como:

Rotina = conforme cronograma do DEFIS;

Diligência = ocorre para esclarecimentos de fatos, levantamento de provas ou juntadas aos processos administrativos ou éticos constituídos.

Den√ļncia = fiscaliza√ß√£o ocorre, ap√≥s recebimento de den√ļncia de irregularidade na Institui√ß√£o, conforme cronograma do Departamento.

Ex-ofício = fiscalização solicitada pelo Presidente do Coren-DF, após conhecimento, por meio de quaisquer veículos de comunicação, de fatos que tipifiquem infração às normas legais, éticas, disciplinar e sanitária.

Autos emitidos pelo Departamento de Fiscalização

Relatório de fiscalização;

Relatório de Inspeção;

Notificação Jurídica;

Notificação Administrativa;

Auto de infração;

O fiscal, ap√≥s fiscaliza√ß√£o, dever√° acompanhar o prazo das notifica√ß√Ķes e dar os devidos encaminhamentos, al√©m de exercer sua a√ß√£o educativa, por meio de reuni√£o com os profissionais de enfermagem dos servi√ßos de sa√ļde.

2 - QUERO SOLICITAR FISCALIZAÇÃO À INSTITUIÇÃO EM QUE TRABALHO. COMO FAÇO?

No site do Coren-DF, h√° um formul√°rio de den√ļncia de irregularidades do servi√ßo de enfermagem que pode ser preenchido e encaminhado por profissionais de enfermagem ou qualquer pessoa da sociedade.

Segue abaixo o caminho de acesso:

1- Entrar no site do Coren-DF (http://www.coren-df.org.br/portal/ );

2- No canto superior direito da p√°gina acima, no ret√Ęngulo vertical azul, clicar em DENUNCIE AQUI;

3- Selecione a opção Denunciar irregularidades relacionadas ao serviço de Enfermagem;

4- Preencher todos os itens e enviar.

Observa√ß√£o: as den√ļncias de irregularidades, ap√≥s avalia√ß√£o do Departamento, ser√£o lan√ßadas no cronograma de fiscaliza√ß√£o para provid√™ncias.

Thursday the 23rd. Joomla 2.5 Templates. Conselho Regional de Enfermagem do DF