O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal – COREN-DF, repudia a medida tomada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, que ajuizou ação ordinária contra o GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, objetivando suspender os efeitos dos artigos 1º, 2º e 3º da Portaria n.º 218/2012 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que autoriza e normatiza a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames pelos Enfermeiros que atuam nos Programas de Saúde Pública do Distrito Federal. O COREN-DF não admitirá que o Conselho Federal de Medicina venha a legislar sobre o exercício legal da Enfermagem que é composta por profissionais altamente qualificados, extremamente competentes que realizam um serviço ético, moral e sério para a sociedade brasileira, em especial à população do Distrito Federal. O Conselho Federal de Medicina tenta com uma ação descabida proibir a Enfermagem de prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública, rotina esta, que já vem sendo exercida há vários anos pelos Enfermeiros conforme autorizado no artigo 11, inciso II, alínea “c”, da Lei 7498/86. Ressalte-se que se hoje temos no Distrito Federal uma assistência básica de excelência e qualidade à saúde, se dá pelo empenho e exercício regular de profissionais altamente qualificados da Enfermagem. O COREN-DF não permitirá que a população, em especial a mais carente, venha a ser prejudicada ou até mesmo que seja colocada em risco. Risco esses, como doenças que podem ser evitadas, prejudicando assim a qualidade de vida da sociedade. Enquanto em países desenvolvidos as equipes de saúde buscam o trabalho em equipe em prol de um único objetivo, lamentavelmente o Conselho Federal de Medicina, anda na contramão e parece desconhecer o principal objetivo, pilar fundamental das ações básica da saúde. Não temos corporativismo, não queremos reserva de mercado, queremos simplesmente que o livre exercício legal da Enfermagem seja respeitado. Iremos tomar todas às providências cabíveis para que pessoas com atitudes retrógradas não venham a interferir e prejudicar a saúde da população.

Lançamento do Livro: Úlcera nos Membros Inferiores

Lançamento do Livro: Úlcera nos Membros Inferiores

Imprimir
Criado em Quinta, 19 Abril 2012

feridasicon

Lançamento da editora Guanabara Koogan, integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional, apresenta os mais recentes avanços para diagnóstico, manejo e tratamento de úlceras dos membros inferiores.

Livro de autoria de uma das mais respeitadas autoridades brasileiras na área de estomaterapia é a mais completa e atualizada fonte de consulta para a assistência aos pacientes com úlceras de perna ou com risco de desenvolvê-las.
Diversos processos patológicos, incluindo distúrbios e deficiências metabólicas, podem resultar na formação de úlceras nos membros inferiores. De acordo Eline Lima Borges – autora de Feridas | Úlceras dos Membros Inferiores e uma das principais autoridades brasileiras em estomaterapia – essas úlceras são um grave caso de saúde pública.

 
Feridas - Ulceras dos Membros Inferiores - GBK1


De acordo com a autora, o livro abrange os mecanismos de formação das úlceras de etiologia venosa e arterial e as decorrentes de diabetes melito. O texto contempla, também, os sintomas e sinais clínicos, a avaliação do paciente com úlcera e as alternativas de terapêutica e apresenta casos clínicos reais que possibilitam o exercício prático dos conhecimentos ensinados no texto.
“A obra é uma síntese do conhecimento produzido nos últimos anos a respeito deste sério problema de saúde. O livro certamente funcionará como um instrumento seguro e eficaz para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais da saúde a respeito do tema e auxiliar na tomada das decisões durante a assistência aos pacientes com úlceras dos membros inferiores ou diante daquelas pessoas com risco de desenvolvê-las”, comenta Eline Borges.
Eline Borges adianta aqui algumas informações contempladas em seu novo livro, especialmente aquelas destinadas a evitar a amputação dos membros inferiores:
Diagnóstico. É fundamental fazer o diagnóstico precoce da diabetes e estabelecer tratamento eficaz para evitar as descompensações metabólicas que levarão às complicações crônicas, entre elas a neuropatia periférica e a doença arterial obstrutiva periférica;


1)    Fatores de risco. O reconhecimento e a redução dos fatores de risco por intermédio da educação do paciente, são importantíssimos. Por exemplo:
- estilo de vida: peso sob controle, não fumar ou beber, alimentação saudável, atividade física, saber como prevenir ou controlar episódios de hipo ou hiperglicemia e compartilhar metas e dúvidas com profissionais de saúde
- controle clínico: controle de pressão arterial, de lipídeos e da glicemia
- cuidados com os pés: inspeção diária para detecção de anormalidade, pés limpos, secos, hidratados, unhas cortadas retas, não retirar cutículas e proteger de temperaturas extremas, uso de calçado protetor, uso de meias de algodão e se necessário palmilhas individualizadas.
Feridas | Úlceras dos Membros Inferiores, além de determinar um novo marco em sua área, foi escrito de modo a poder ser usados como fonte de estudo por enfermeiras sem especialização em feridas, por quem trabalha especificamente com a doença e para os que fazem especialização nesta área.
Eline Lima Borges é enfermeira, especialista em Estomaterapia pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Enfermagem pela UFMG e doutora em Enfermagem pela Escola de Ribeirão Preto – USP. A profissional é enfermeira Estomaterapeuta titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e professora adjunta do Departamento de Enfermagem Básica – Escola de Enfermagem da UFMG. É coordenadora do Projeto de Extensão “Atendimento ao paciente portador de ferida crônica”, coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Hospitalar – área de concentração Estomaterapia da Escola de Enfermagem da UFMG e membro da SOBEST.
Sobre a editora Guanabara Koogan:
Fundada em 1932, a Guanabara Koogan, uma das editoras mais respeitadas do Brasil, lidera o mercado de livros da área de saúde. Desde 2007 integra o GEN | Grupo Editorial Nacional.

 

      Sobre o GEN | Grupo Editorial Nacional:


Formado oficialmente no segundo semestre de 2007, o GEN | Grupo Editorial Nacional reúne as já consagradas editoras Guanabara Koogan, Santos, LTC, Forense, Método, Forense Universitária, AC Farmacêutica, EPU e Roca. O objetivo do Grupo é prover o mais completo conteúdo educacional para as áreas científica, técnica e profissional (CTP). Com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, e representantes em diversas capitais do Brasil, o GEN oferece um catálogo com mais de 3.500 títulos e mais de 500 obras digitalizadas. Seus livros tornaram-se essenciais na formação acadêmica e no aperfeiçoamento de várias gerações de profissionais e estudantes de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharias, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, entre outros.


DADOS SOBRE A OBRA
Título: Feridas – Úlceras dos Membros Inferiores
Autores: Eline Lima Borges
Edição: 1ª | 2012
Quantidade de páginas: 216
Preço: R$ 85,00
À venda pelo site www.grupogen.com.br

Fonte: A+ Comunicações

Monday the 28th. Joomla 2.5 Templates. Conselho Regional de Enfermagem do DF
Copyright 2012

©